GÊNESIS PLAGIO DA MITOLOGIA SUMÉRIA

GÊNESIS PLAGIO DA MITOLOGIA SUMÉRIA?

Um boato que tem se espalhado pela internet  usam os  poemas mesopotâmicos da Epopeia de Gilgamesh como sendo responsável por ter influenciado a bíblia no relato de Gênesis, dizendo que Gênesis não passa de um Plagio da Mitologia Suméria,  que similaridades existe entre os dois relatos? É este o tema que vamos abordar aqui usando como referencia fontes de Valor Acadêmico numa analise critica, imparcial, honesta e detalhada fazendo uma comparação com A versão manipulada que circula na internet, com a versão real de valor acadêmico e a bíblia :

Em 1849 foi descoberto diversos tabletes de argila, com inscrições cuneiformes sumérias, sendo uma das primeira civilização a surgir no mundo.

epopeia

As tabuas de argila  escrita em língua acádia estavam nas ruínas na região da Mesopotâmia,  e pertenciam à biblioteca de Assurbanipal – o último grande rei do Império Assírio. Seu registro mais completo provém de uma tábua   do século VIII a.C. ( 700 a.c. ) pertencente ao rei Assurbanípal, são diversas tabuletas datadas em diferentes períodos tendo sido no entanto encontradas algumas tábuas mais antigas que datam do século XX  Século XX (de 1901 a 2000)  a.C., sendo assim o mais antigo texto literário conhecido, e seria o equivalente mesopotâmico de Noé.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Epopeia_de_Gilgamesh

Onde é narrada a Epopeia de Gilgamesh, composta de doze poesias com cerca de 300 versos cada, é uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial.

Gilgamesh, cujo nome significa “o velho que rejuvenesce”, foi rei da Suméria e fundador da cidade de Uruk

GÊNESIS PLAGIO DA  EPOPEIA DE GILGAMESH ?

A primeira coisa a ser considerada é que a mesma informação de um único artigo original serviu como Base para Centenas de outros Sites e Blogs que foram repassando a noticia e o mais incrível foi que ninguém checou as informações na Fonte ou seja consultando as Tabuletas originais todos eles apenas repassaram informações recortadas e manipuladas de Blogs de terceiros.

Existe Centenas de Sites e Blogs  espalhando a noticia Gênesis é um plagio sumério:

(01) – http://sociedadeolhodehorus.blogspot.com.br/2012/07/biblia-seria-um-plagio-sumerio.html?showComment=1454556698062#c8966304228227522498

(02) – http://www.klepsidra.net/klepsidra23/gilgamesh.htm

(03) – http://thoth3126.com.br/nibiru-o-genesis-e-adao-e-eva/

(04) – http://thoth3126.com.br/o-genesis-e-a-epopeia-de-gilgamesh/

(05) – http://libertesuamente13.blogspot.com.br/2014/07/o-pentateuco-e-um-plagio-como-ja-foram.html

A referencia e Fonte que eles usam   —SANDARS, N. K. A epopéia de Gilgamesh. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Ela  nunca foi um acadêmico da universidade, ela escreveu uma série de livros e uma tradução popular da Epopéia de Gilgamesh –  Ela era uma criança doente, doente com tuberculose; isso afetou seus olhos, mas ela foi tratada com sucesso em um sanatório na Suíça.[3] Como sua educação foi interrompida por doença, ela deixou a escola sem qualquer qualificação.  https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Nancy_Sandars&prev=search

Aqui esta o link da Epopéia de Gilgamesh  com valor acadêmico para que se possa fazer um estudo verdadeiro para saber oque ela realmente diz: E por onde eu vou me basear para fazer uma analise critica imparcial e honesta.

http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

Screenshot_10

NA EPOPÉIA DE GILGAMESH TEMOS A CRIAÇÃO DO HOMEM. 

sargonspalace - Copia

                                                                   Gilgamesh 

As  comparações entre Epopéia de Gilgamesh e o Livro do Gênesis na descrição da criação do homem o comparando com o Adão Bíblico possuem semelhanças superficiais  em um detalhe ou outro mais no conteúdo como um todo as diferenças são gritantes.

A versão fake manipulada que circula pela internet diz :

Versão Gilgamesh que circula na internet  -O povo de Uruk, descontente com a arrogância e luxúria do rei Gilgamesh, exige dos seus deuses a criação de um homem que fosse o reflexo do rei, e tão poderoso quanto ele para que pudesse enfrentá-lo e redimi-lo. O deus Anu, ouvindo o lamento da população, ordenou a Aruru, deusa da criação, que fizesse Enkidu:

“A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu, o deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço de barro; ela o deixou cair na selva, e assim foi criado o nobre Enkidu”.(SANDARS, 1992, p. 94)..

Enkidu foi criado inocente, longe da malícia da civilização, vivendo entre as criaturas selvagens e compartilhando a natureza com elas:

“Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra. Enkidu comia
grama nas colinas junto com as gazelas e rondava os poços de água com os animais da floresta; junto com os rebanhos de animais de caça, ele se alegrava com a água”.(SANDARS, 1992, p. 94).

adão2 - CopiaBíblia “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.(GENESIS, cap. 1, ver. 26). “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.(GENESIS, cap. 2, ver. 7).

“Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento”. (GENESIS, cap. 1, ver. 29-30).

Oque a EPOPEIA REALMENTE DIZ: Criação do homem

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico  Quando Aruru ouviu isso ela criou em si o zikrtt de Anu. Aruru lavou as mãos, ela comprimiu fora um pouco de argila, e jogou-o para o deserto. Na selvageria (?) Que ela criou valente Enkidu, nascido do Silêncio, dotado de força por Ninurta.

Seu corpo inteiro estava desgrenhado com o cabelo, ele tinha uma cabeça cheia de cabelo como uma mulher, Seus cabelos billowed em profusão como Ashnan. Ele sabia nem as pessoas nem se estabeleceu estar, mas usava uma roupa como Sumukan “.

Ele comeu gramíneas com as gazelas, e empurrado no furo molhando com os animais; http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/tab1.htm

⊗ A Primeira grande diferença fundamental é que na narrativa de Gilgamesh Enkidu  não foi o primeiro homem a vir a existência, pois segundo a genealogia da Lista de reis da Suméria, um antigo texto sumério datado da Idade do Bronze, Gilgamesh foi o quinto monarca da primeira dinastia pós-diluviana de UrukGilgamesh descrito como sendo um semideus dotado de força sobre humana. Era superior a outros semideuses por ser dois terços deus e um terço homem; ou seja  Enkidu não foi criado como o primeiro homem ao contrario de Gênesis onde Adão foi o primeiro homem a ser criado.Screenshot_12

Em Gilgamesh diz Aruru pegou argila e jogou no deserto criando  Enkidu, nascido do Silêncio — ele tinha uma cabeça cheia de cabelo como uma mulher  usava uma roupa como Sumukan, comeu gramíneas com as gazelas- Não lembra nem de longe a descrição de Genêsis.

Enkidu nas representações artísticas a sumeria é representado como sendo metade Touro metade humano bem diferente do Adão Bíblico

GILGAMESH Versão da internet “Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra. Enkidu comia  grama nas colinas junto com as gazelas e rondava os poços de água com os animais da floresta; junto com os rebanhos de animais de caça, ele se alegrava com a água”.(SANDARS, 1992, p. 94).

Bíblia -“Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento”. (GENESIS, cap. 1, ver. 29-30).

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico   Ele sabia nem as pessoas nem se estabeleceu estar, mas usava uma roupa como Sumukan “. Ele comeu gramíneas com as gazelas, e empurrado no furo molhando com os animais; Tal como acontece com os animais, sua sede foi saciada com (apenas) de água. Um caçador notório ficou cara-a-cara com ele em frente ao bebedouro. Um primeiro, um segundo e um terceiro dia ele ficou cara-a-cara com ele em frente ao bebedouro. http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

⊗  Não diz em momento algum que “Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra.“ o texto real é completamente diferente

⊗  Aqui já fica evidente duas narrativas completamente  diferentes de um lado em Gilgamesh diz apenas que era uma pessoa inocente que comia grama com as gazelas — Já em Gênesis diz completamente o oposto diz que Adão possuía todas arvores com semente e que dão fruto e todos os animais da terra estariam sujeitos ao homem como mantimento, nada de comer capim.

TENTAÇÃO E  O  PECADO ORIGINAL

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – O Rei Gilgamesh, sabendo da existência de Enkidu, incube uma missão a uma das prostitutas sagradas do templo da deusa Ishtar (deusa do amor e da fertilidade): seduzir Enkidu e trazê-lo para dentro das muralhas de Uruk. Enkidu deixou-se seduzir pela rameira e perdeu sua inocência, além de seu poder selvagem, tornando-se conhecedor da malícia do homem. Arrependido, lamenta-se, mas a rameira consola-o enfatizando as vantagens desta nova vida que está por vir:

“Enkidu perdera sua força pois agora tinha o conhecimento dentro de si, e os pensamentos do homem ocupavam seu coração”.(SANDARS, 1992, p. 96).

“Olho para ti e vejo que agora és como um deus. Por que anseias por voltar a correr pelos campos como as feras do mato?” (SANDARS, 1992, p. 99).

Bíblia – “Porque Deus sabe que no dia em que comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (GENESIS, cap. 2, ver. 5).

Screenshot (3) - Copia

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico  Por que você galopar em torno do deserto, com os animais selvagens? Venha, deixe-me levá-lo em Uruk-Haven, ao Templo Santo, a residência de Anu e Ishtar, o lugar de Gilgamesh, que é sábio para a perfeição, mas quem suporta seu poder sobre as pessoas como um touro selvagem “. O que ela não parava de dizer achado graça com ele. Tornar-se consciente de si mesmo, ele procurou um amigo. ( faz apenas uma breve referencia com a palavra –Tornar-se consciente de si mesmo nada que seja realmente sugestivo com o pecado original da desobediência de Adão e Eva) http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

⊗  Outra passagem que não lembra nem de longe Gilgamesh mas quem suporta seu poder sobre as pessoas como um touro selvagem “. O que ela não parava de dizer achado graça com ele. Tornar-se consciente de si mesmo — Porque essa referencia a Boi selvagem? Porque Enkidu é representado na Mitologia Suméria como um Semi-Deus Metade humano metade Boi com chifres e que vivia comendo capim com os animais do campo, nada que se aproxime da descrição de Gênesis de Adão.Screenshot (2) - Copia

Enkidu, já na cidade de Uruk, enfrenta o rei Gilgamesh em combate. Vencendo-o, é reconhecido pelo rei como irmão, pois este jamais havia enfrentado alguém com tamanha força. Formando-se então uma grande amizade que protagoniza grandes aventuras e tragédias ao longo da epopéia.

GILGAMESH VS ENKIDU

Discussão entre Gilgamesh e Enkidu:

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – “… tu, um mercenário, que depende do trabalho para obter teu pão!” (SANDARS, 1992, p. 119).

Bíblia –“… maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias da tua vida”.(GENESIS, cap. 3, ver. 16).

“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado”.(GENESIS, cap. 3, ver. 19).

⊗´´depende do trabalho para obter teu pão??´´ Essa passagem não se encontra  na Epopeia de Gilgamesh – ENKIDU se alimentava de Capim nunca precisou de trabalho para comer, a Referencia a Pão que diz é:

´´Eles colocaram comida na frente dele,
eles colocaram cerveja na frente dele;
Enkidu não sabia nada sobre comer pão para comer,
e de beber cerveja, ele não tinha sido ensinado.´´

DILUVIO

A partir do Relato do diluvio as coisas passam a ficar mais interessante e pode-se perceber varias similaridades:

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – Os heróis matam o monstro Humbaba, cortando-lhe a cabeça. Fato que irritou o poderoso Enlil (deus da terra, do vento e do ar universal), que exigiu a vida de um dos heróis pelo insulto.

Gilgamesh_and_Enkidu_battle_Humbaba - Copia

Enlil enfurecido com a atitude do mortal decide enfim qual dos dois heróis deverá morrer. Enkidu então adoece e, sucumbindo à doença, impulsiona o rei Gilgamesh a sua missão final: a busca da imortalidade.

Gilgamesh parte em busca da imortalidade, e para isso, precisa obter este segredo dos deuses com o imortal Utnapishtim .  Ao encontrar Utnapishtim, ouve que este não poderá lhe tornar imortal, mas poderá revelar ao herói como se tornará um e conta sobre o dia em que os deuses, desgostosos com a sua criação (a humanidade), resolveram eliminá-la da terra:

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – “Naqueles dias a terra fervilhava, os homens multiplicavam-se e o mundo bramia como um touro selvagem. Este tumulto despertou o grande deus. Enlil ouviu o alvoroço e disse aos deuses reunidos em conselho: ‘O alvoroço dos humanos é intolerável, e o sono já não é mais possível por causa da balbúrdia.” Os deuses então concordaram em exterminar a raça humana”.(SANDARS, 1992, p. 149).

⊗ Essa passagem não tem  Epopeia de Gilgamesh eu não encontrei. Única coisa que diz referente a isso é: Os corações dos Grandes Deuses moveu-los para infligir o Dilúvio. O homem de Shuruppak, filho de Ubartutu:

Bíblia –“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”.(GENESIS, cap. 6, ver. 5).

Como vimos as  comparações  entre a Epopeia de Gilgamesh e suas  semelhanças com  Adão e Eva não si sustentam são relatos completamente diferentes, já com relação o Diluvio de NOÉ e suas semelhança começa-se sim de fato ficar mais interesante :

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – “… põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis as medidas da embarcação que deverás construir: que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas. (…) Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os domesticados e os selvagens – e todos os artesãos”.(SANDARS, 1992, p. 149-151).

 

arca_de_noe- - Copia

Bíblia –  E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.

Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
Gênesis 6:15,16

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico  — Derruba a sua casa e construa um barco!
Abandonar riqueza e buscar os seres vivos!
Spurn posses e mantê seres vivos vivos!
Faça todos os seres vivos subir para o barco.
O barco que você está a construir,

No quinto dia, eu coloquei seu exterior.
Era um campo na área,
suas paredes eram cada 10 vezes 12 côvados de altura,
os lados do seu topo eram de igual comprimento, 10 vezes côvados cada um.
Eu coloquei a sua estrutura (interior) e tirou uma foto dele (um desenho?). http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

ENLIL ENTÃO ENVIA UMA TEMPESTADE DE GRANDIOSAS PROPORÇÕES, FAZENDO COM QUE TODA A TERRA DESAPARECESSE SOBRE AS ÁGUAS:

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – “Caiu a noite e o cavaleiro da tempestade mandou a chuva.(…) Por seis dias e seis noites os ventos sopraram; enxurradas, inundações e torrentes assolaram o mundo; a tempestade e o dilúvio explodiam em fúria como dois exércitos em guerra.” (SANDARS, 1992, p. 151-153).

Bíblia – “… nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as portas do céu se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites”.(GENESIS, cap. 7, ver. 11-12).

6 - Copia

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico  — Os deuses – os do Anunnaki – choravam com ela, os deuses humildemente sentou chorando, soluçando de dor (?), sua queima os lábios, seca de sede. Seis dias e sete noites veio o vento e inundação, a tempestade achatamento da terra. Quando o sétimo dia chegou, a tempestade estava batendo, o dilúvio foi uma guerra – lutando com ele mesmo como uma mulher contorcendo-se (no trabalho). O mar acalmou, caiu ainda, a inundação turbilhão (e) tapados. Olhei ao redor durante todo o dia – quiet tinha fixado em e todos os seres humanos se transformou em barro! http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – E toda a humanidade foi exterminada:

“… agora eles (humanos) flutuam no oceano como ovas de peixe”. (SANDARS, 1992, p. 152).

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico   —  Olhei ao redor durante todo o dia – quiet tinha fixado em e todos os seres humanos se transformou em barro! http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

Bíblia –  “Assim foram exterminados todos os serem que havia sobre a face da terra …”(GENESIS, cap. 7, ver. 23).

Le_déluge_-_musée_de_beaux_arts_de_Nantes_20091017 - Copia

COM O PASSAR DOS DIAS, A TEMPESTADE AMENIZA-SE E O DILÚVIO COMEÇA A SERENAR:

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – “Na alvorada do sétimo dia o temporal vindo do sul amainou; os mares se acalmaram, o dilúvio serenou”.(SANDARS, 1992, p. 153).

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico   — Quando o sétimo dia chegou, a tempestade estava batendo,
o dilúvio foi uma guerra – lutando com ele mesmo como uma mulher
contorcendo-se (no trabalho).
O mar acalmou, caiu ainda, a inundação turbilhão (e) tapados. http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

Bíblia – “Deus fez soprar um vento sobre a terra e baixaram as águas. Fecharam-se as fontes do abismo e também as comportas dos céus, e a copiosa chuva do céu se deteve”.(GENESIS, cap. 8, ver. 1-2).

APÓS A CALMARIA DO GRANDE OCEANO QUE SE FORMARA, UTNAPISHTIM SOLTA UMA POMBA PARA VER SE HÁ TERRA FIRME PARA QUE ENTÃO POSSA DESEMBARCAR:

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – “Na alvorada do sétimo dia eu soltei uma pomba e deixei que se fosse. Ela voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei uma andorinha, que voou para longe; mas, não encontrando lugar para pousar, retornou. Então soltei um corvo. A ave viu que as águas haviam abaixado; ela comeu, voou de uma lado para outro, grasnou e não mais voltou para o barco”.(SANDARS, 1992, p. 153).

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico  — Quando um sénoe18 - Copiatimo dia chegou I soltou uma pomba e liberado.
A pomba saiu, mas voltou para mim;
Não percas era visível assim que circulou de volta para mim.
I enviou uma andorinha e liberado.
A andorinha saiu, mas voltou para mim;
Não percas era visível assim que circulou de volta para mim.
I soltou um corvo e liberado.
O corvo saiu, e viu as águas deslizam para trás.
Ele come, ele coça, ela sacode, mas não faz círculo de volta para mim. http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

Bíblia – Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.

A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca.
E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca.
E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.
Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.
Gênesis 8:8-12

APÓS A BONANÇA, JÁ EM TERRA FIRME E GRATO AO DEUS EA POR TER LHE SALVO A VIDA, UTNAPISHTIM PREPARA UM SACRIFÍCIO AOS DEUSES:

GILGAMESH Versão  falsa divulgada na internet – “Eu então abri todas as portas e janelas, expondo a nave aos quatro ventos. Preparei um sacrifício e derramei vinho sobre o topo da montanha em oferenda aos deuses”.(SANDARS, 1992, p. 153).

THE EPIC OF GILGAMESH Versão Real Valor Acadêmico   — Então eu mandei tudo em todas as direções e se sacrificaram (uma ovelha). I oferecido incenso na frente da montanha-zigurate.
Sete e sete vasos de culto I postas em prática,
e (o fogo) por baixo (ou: em suas tigelas) Eu derramei
juncos, cedro e murta.
Os deuses sentiu o cheiro,
os deuses sentiu o cheiro suave, http://www.ancienttexts.org/library/mesopotamian/gilgamesh/

noc3a9-edifica-um-altar-a-deus - Copia

Bíblia – E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem;
Gênesis 8:20,21

⚑  Como podemos ver, a partir da tabuleta , que há muitas similaridades – o que indica uma fonte comum. Mas há também diferenças significativas. Inclusive a ordem de envio dos pássaros, no relato de Noé, é mais lógico. Ele compreendeu que o não-regresso de um pássaro decompositor, como o corvo, não provava nada. Por outro lado, Utnapishtim mandou o corvo por último. Noé, entretanto, compreendeu que enviar uma pomba era mais lógico – quando a pomba retornasse com uma folha fresca de oliveira, Noé saberia que a água baixara. E se não retornasse em uma semana, isso significaria que a pomba encontrara um bom lugar para se estabelecer.

A FORMA DA ARCA

A Arca foi construída para ser um tremendo estábulo. Deus disse a Noé para fazê-la com 300x50x30 côvados (Gênesis 6:15), o que é equivalente a cerca de 140x23x13,5 metros, e dá um volume de 43.000m³ (metros cúbicos). Isto é justamente o necessário para impedir que a embarcação vire, e suavizar a navegação. Há três tipos principais de rotação em embarcações (e aviões), sobre três eixos perpendiculares:

A guinada não é perigosa, no sentido em que não pode virar um barco, mas pode tornar a navegação desconfortável. A arfagem também é um modo improvável de se virar um barco. Em qualquer caso, o enorme cumprimento do barco o faria se alinhar paralelamente à direção das ondas, e essas turbulências seriam mínimas.

A rolagem é, de longe, o maior perigo. A Arca, porém, supera esse problema sendo muito mais extensa que alta. Seria quase impossível tombá-la – mesmo se a Arca fosse, de algum modo, tombada a 60º, ela poderia endireitar-se a si mesma, como mostrado no diagrama abaixo.

clip-image00212-thumb - Copia

Contraste-a com a arca de Utnapishtim – um grandecubo! É difícil pensar em um design mais ridículo para uma embarcação – ela rolaria em todas as direções mesmo com o menor distúrbio. Porém, é fácil de explicar a história se os autores distorceram xxxx - Copyo Gênesis, e acharam que uma dimensão é mais fácil de lembrar que três, “suas dimensões devem ser iguais umas às outras”. (Além disso, essa forma cúbica parece muito mais agradável.) Os autores humanos pagãos não perceberam que as dimensões da Arca real tinham que ser justamente aquelas que eram. Mas o inverso disso é inconcebível: escritores judeus, dificilmente conhecedores das habilidades necessárias para a arquitetura naval, tomaram a mítica Arca cúbica e transformaram-na na mais estável embarcação de madeira possível!

QUEM COPIOU QUEM?  GÊNESIS É MAIS ANTIGO

Quando foi escrito genesis?  

Como vimos entre as comparações de Adão e Eva e a narrativa mitológica de Enkidu o semi Deus metade humano metade Boi não se sustenta são relatos completamente diferentes, o Diluvio de Nóe sim aparenta ter muitas similaridades entre os relatos, mais essa parte foi acrescentada depois na Epopeia de Gilgamesh— Quando e Onde Foi Escrito. O livro de Gênesis, evidentemente, fazia parte do único escrito original (a Tora), e foi escrito parte por Moisés no ermo de Sinai, no ano 1513 AEC e terminado por volta de 600 A.C. onde narra a historia de Jacó e José. sendo a parte de Diluvio em Gênesis tendo sido escrita por volta de 1500 Copiada por Moises de outros pergaminhos ainda mais antigos.

Quando foi escrito a Epopeia de Gilgamesh? 

Seu registro mais completo provém de uma tábua de argila escrita em língua acádia do século VIII a.C. ( 700 a.c. ) pertencente ao rei Assurbanípal, são diversas tabuletas datadas em diferentes períodos diferentes tendo sido no entanto encontradas algumas tábuas mais antigas com excertos que datam do século XX  Século XX (de 1901 a 2000)  a.C., sendo assim o mais antigo texto literário conhecido, e seria o equivalente mesopotâmico de Noé.

Gilgamesh foi escrito e compilado modificado reeditado fazendo-se acréscimos, em cima da historia original ao longo de um longo período de tempo.
O começo da historia é datada por volta de 2000 A.C. —- E 5 tabuletas é por volta de 1500 a.c –e a tabuleta numero 11 que é a ultima a 12 é de menor importância só repete coisas já ditas, é a mais recente, que é a parte que narra o diluvio ( o último manuscrito datado vem de cerca de 130 aC, quando a Babilônia foi um domínio do reino parta.) https://www.soas.ac.uk/nme/research/gilgamesh/standard/

Primeiras tabuletas  Gilgamesh datadas em 2000. A.C Que narra o começo da historia

5 tabuletas Gilgamesh Que narra  metade da historia- datadas entre segundo milênio A.C. 1500 A.C

E  parte final tabuleta numero 11 a parte que narra o dilúvio parte final da Epopeia e parte do começo de Gênesis é datado em 130 A.C

Estes fragmentos babilônicos e assírios testemunhar uma edição padronizado do poema, que chamamos o épico babilônico Padrão. Esta última versão do poema foi o resultado de um trabalho deliberada de editorial, segundo a tradição realizada por um erudito chamado Sin-Leqi-unninni, que provavelmente viveu por volta de 1100 aC. As fontes mais antigas para a sua versão são dos séculos IX ou oitavo; o último manuscrito datado vem de cerca de 130 aC, quando a Babilônia foi um domínio do reino parta.  O ultimo manuscrito é a que narra o diluvio e portanto foi acrescentado muito tempo depois do relato biblico 1500 A.C.

Fonte site Universidade de Londres  https://www.soas.ac.uk/nme/research/gilgamesh/standard/

http://www.britannica.com/topic/Gilgamesh
ENCICLOPEDIA BRITANICA

A versão mais bem preservado da história vem do escritor babilônico Shin-Leqi-Unninni (escreveu 1300-1000 aC), que traduzido, editado e pode ter embellised em cima, a história original. A esse respeito, o estudioso sumeriana Samuel Noah Kramer escreve:

Eles então modificado o seu conteúdo e moldado sua forma, de acordo com o seu próprio temperamento e do património,

http://www.ancient.eu/gilgamesh/

ENCICLOPEDIA ANTIGA DE HISTORIA

Portanto a conclusão que tiramos é de quem Epopeia de Gilgamesh não se trata de uma única Tabuleta se trata de uma coleção de Tabuletas no total são 11 Tabuas de argila datadas em períodos diferentes que foram reunidas e montadas num único relato com o passar do tempo onde novas relatos foram sendo adicionados com o tempo; Fazia parte da biblioteca de Assurbanípal em 700 A.C.  (Gênesis é datado em no ano 1513 AEC. GIlgamesh é datado em mais antigo (de 1901 a 2000) a.C. Só que o porém é que Gilgamesh são 11 tabuas que foram montadas com o tempo ou seja são períodos diferentes, e o diluvio relatado em Gilgamesh que é a ultima parte da historia DATADA em cerca de 130 A.C portando o mais recente.

A wikipedia diz: Epopeia de Gilgamesh – Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-herói Gilgamesh, que foram reunidos e compilados no século VII a.C.
Seu registro mais completo provém de uma tábua de argila escrita em língua acádia do século VIII a.C. ( o registo mais completo é do seculo VIII a.c. que parte da historia esse registro narra não é dito) pertencente ao rei Assurbanípal, tendo sido no entanto encontradas tábuas com excertos que datam do século XX a.C. ( 2000 A.C. Que deduzindo pela logica a parte mais antiga foi por onde tudo se baseou e começou a historia ser contada a tabuleta numero 1 e tabuleta numero 1 nao fala nada de diluvio– tabuleta que fala do diluvio é a 11) , sendo assim o mais antigo texto literário conhecido, e seria o equivalente mesopotâmico de Noé

https://pt.wikipedia.org/wiki/Epopeia_de_Gilgamesh

Link Tabuleta numero 11  Gilgamesh  que conta o diluvio datada em 130 aC,  – que é muito mais recente que Gênesis https://www.soas.ac.uk/nme/research/gilgamesh/standard/

Faz mais sentido que o Gênesis seja o relato original, e os mitos pagãos surjam como distorções desse relato. Embora Moisés tivesse vivido muito depois do evento, ele provavelmente agiu como editor de fontes muito mais antigas.  Por exemplo, Gênesis 10:19 fornece direções referenciais verdadeiras, “indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim”. Essas eram as cidades da planície que Deus destruiu, por causa de sua extrema maldade, 500 anos antes de Moisés. Ou seja, Gênesis apresenta direções, em um tempo que essas cidades eram pontos de referência bem-conhecidos, não sepulcros debaixo do Mar Morto.

É comum criar lendas a partir de eventos históricos, mas não criar história a partir de lendas. Os liberais, em geral, também afirmam que o monoteísmo é um estágio tardio no desenvolvimento evolutivo da religião. A Bíblia ensina que o homem era originalmente monoteísta. Evidências arqueológicas sugerem o mesmo, indicando que somente depois a humanidade degenerou para um panteísmo idólatra.

Por exemplo, em Gênesis, o julgamento de Deus é justo. Ele é paciente com a humanidade por 120 anos (Gênesis 6:3), mostrando misericórdia a Noé e à sua descendência. Os deuses do Épico de Gilgamesh, ao contrário, são caprichosos e desajeitados, escondendo-se durante o Dilúvio e ficando esfomeados sem os sacrifícios humanos, que os alimentam. Isto é, os escritores humanos do Épico de Gilgamesh reescreveram o relato verdadeiro, e fizeram seus deuses à sua própria imagem.

REFERENCIAS:

O Dilúvio de Noé e o Épico de Gilgamesh

MAIS ARTIGOS  EM:  ⇨ MISTÉRIOS BÍBLICOS

 

Participe Grupo Facebook: Debates perguntas cristãs complicadas

26 comentários sobre “GÊNESIS PLAGIO DA MITOLOGIA SUMÉRIA?

  1. Gostei do artigo, só acho que precisa dar uma revisada ortográfica, por causa de uns errinhos como “discução” ao invés de “discussão”, entre outros. E também dar uma melhorada nas traduções do google. No mais, tá ótimo.

    Curtir

  2. Elogios à parte sobre esta investigação grandiloquente , no entanto preciso aqui , ainda mais uma prova que corrobora no sentido de uma empiria em favor da eficiência e estabilidade na engenharia naval da arca . Os norte americanos ( o tio sam ) fizeram testes: – construíram navios e embarcações com as devidas proporções e dimensões descritos nas sagradas escrituras e diagnosticaram tbm o obvio. O genêsis revela a ciência de um Deus transcendente a um homem – noé , a ciência de leis físicas e dinâmicas . Tenho certeza de um fato até aqui , certamente os outros relatos e mitos é que são um plagio que de algum modo degenerativo , derivou em plagio o genêsis que é conservado entre os cristãos hodiernos .

    Curtir

    1. Como livrar-se do analfabetismo funcional?

      Tens estudado português,mas ainda sente dificuldades em relação interpretação e compreensão de texto, interpretação de problemas relacionados a matemática etc.
      Precisamos recuperar o sentido claro das coisas, como fazemos isto?

      LENDO!

      Os símbolos SÃO de ORIGEM SUMÉRIA, e sendo assim, O PAP+EL É UM PLÁGIO dos Shemitas. Que o diga ZIUSUDRA , junto com Criador todo!!

      E concordo que a ‘história ESTÁ TODA CONTADA AO CONTRÁRIO e com isso, as pessoas NÃO conseguem prestar a atenção que, O ERRO ESTÁ DENTRO DO ERRO portanto, ESTÁ TUDO ERRADO DESDE SEMPRE” !!!
      Ps: Paulo Freire foi forte em sua vida não é mesmo?

      E você ainda dá chance a lideres que nunca gostaram de lê em sua vida até hoje.

      Curtir

  3. Meus caros só uma pergunta obvia, qual o livro mais antigo; é o livro de genesis ou o sumeriano,, rsrsrr óbio que e sumeriano o livro de genesis não é o mais antigo.
    Logo entao o mito smeriano é mais antigo, e logo entao genesis foi uma ideologia humana melhorando o mito, ao inves de Adapa, personalisaram o adão com uma historia mais convicente. a questao é… o livro mais antigo qual é. logico e evidente que olivro mais novo copiou do mais velho sua historia..

    Curtir

      1. Assur (filho de Sem)
        Assur é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionado no livro de Gênesis como o segundo filho de Sem e neto de Noé “Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã .” Nosso história nos conta que os assírios teriam descendido de Assur.
        Império Assírio. Os assírios são descendentes de Assur, filho de Sem …

        Geografia da Assíria *Seu território foi variando conforme suas conquistas*. No ápice de sua glória, ocupava uma área que ia do norte da atual Bagdá até as imediações dos lagos Van e Urmia. Na linha leste a oeste, ia dos montes Zagros até o vale do rio Habur.
        assiria, assur
        Assur era um dos netos de Noé (Gn 10.11,22), a quem a idolatria dos últimos tempos tinha elevado à posição de um deus. os assírios chamam muitas vezes ao seu país ‘a terra do deus Assur’ – nos tempos … Seu filho fundou a cidade de Calá, e *seis gerações* dos seus descendentes se sentaram no trono da Assíria.

        Seus descendentes ainda habitam a região nos dias de hoje, formando uma minoria cristã no Iraque. Durante o Antigo Período Assírio (do século XX a.C. ao século XV a.C.), Assur controlou a maior parte da Alta Mesopotâmia. No Período Assírio Médio (do século XV a.C. ao século X a.C.) a sua influência declinou, e só …
        Hebreu Negro: Genealogia de Noé até os Fenícios (povos negros de genealogia-de-Noé-ate-os-fenicios-povos
        Assur, o último descendente de Cuxe, que foi mencionado em Gênesis 10, foi o fundador da Assíria. Clem Davies, no seu livro intitulado: The Racial StreamsofMankind, argumenta que os assírios eram mulatos. Assur foi o construtor da grande cidade de Nínive, e era do reino de Ninrode.
        Em cerca de 3500 aC, um antigo grupo semítico – descedente de Shem -, os sumérios, habitavam esta terra. Os sumérios, ou semitas, eram descendentes de Sem, filho de Noé. Após a queda da civilização suméria, eles foram seguidos pelos assírios e, posteriormente, pelos babilônios. Hoje a maior parte desta área pertence ao país de Iraque.
        Logo o povo sumério nunca mentiram ou ocultaram suas origens sendo descendentes do povo que se salvou do diluvio, sendo que seu povo o tornou deus para um povo que precisa ver para crer…

        Curtir

    1. ele diz que os contos da bíblia é mais antigo mas não mostra… existe provas de Moises?como pode afirmar se ele escreveu algo, e em que em pedra? em couro? só acredito em datação cientifica,

      Curtir

  4. Pensamento que o religioso não faz, com o argumento de que fé nao se questiona.
    Desejo que voces façam a seguinte pergunta com razao e inteligencia.
    Adão e Eva, foi colocada no eden, obedeceram a DEUS sabe-se la quantas eterninades, porque enquanto eles nao comeram do fruto da arvores eles eram eternos.
    Se DEUS segundo ideologia biblica é uniciente,unipresente e unipotente; logico que ele sabia que Adão e a Eva iria desobecer a ele. porque ele lançou Satanas para o edem para tentar os dois. por que Adao e Eva foi obediente ate o presente momento. se DEUS nao tivesse mandado Satanas la para o edem os dois ate o dia de hoje estava em obediencia e o mundo em paz.. Ou seja DEUS segundo que vejo nao amou os dois como filhos, porque eu como pai, tendo meu filho, e sei que o meu inimigo é mais forte que meu filho e iria vence-lo, jamais iria mandar meu inimigo ir para destruir meu filho.. ou seja eu lançaria Satanas na prisao eterna de la mesmo na hora da batalha no ceu. entao meu amigo essa e uma estoria de homem, nao de um DEUS que ama seus filhos..

    Curtir

    1. Boa reflexão, mas se Deus é onisciente, talvez Ele saiba o que estava fazendo quando deixou que isso acontecesse.
      Outro ponto importante é observar que Adão e Eva não eram filhos de Deus e sim criaturas, não vemos nada nas escrituras que afirmam que eles eram filhos. O povo escolhido por Deus era a descendência de Abrão e os filhos que as escrituras se referem são os descendentes de Isaque e os filhos por adoção por meio de Cristo Jesus.
      Gênesis 12
      Romanos 9
      Efésios 1

      Curtir

    2. O Santo Senhor Deus não mandou satanás tentar Adão e Eva não, Ele permitiu. O Santo Senhor Deus dá liberdade a criaturas inteligentes e que possuem toda capacidade de raciocinar sobre todas as coisas. O Santo Senhor Deus amava Adão e Eva sim, O Santo Senhor Deus deu a Adão e a Eva inteligência para saberem o porquê das coisas. Era um teste para a inteligência e para a confiança no Santo Senhor Deus. Por que não confiaram no Santo Senhor Deus ? Por que confiaram na criatura e não no criador ? Porque não raciocinaram. Eles deveriam ter perguntado : – Por que O Santo Senhor Deus não quer que nós sejamos conhecedores do bem e do mal, igual a Ele ? Por que O Santo Senhor Deus mentiria ? Toda capacidade de raciocinar eles tinham, mas eles trataram a vontade DO Santo Senhor Deus com pouco caso. Os que obedecem O Santo Senhor Deus são tentados muitas vezes. Até hoje satanás continua tentando desviar as pessoas da verdade. O santo senhor Jesus Cristo foi tentado em tudo, por satanás, e o santo senhor Jesus Cristo nunca acreditou em coisa alguma que vinha do diabo. O Santo Senhor Deus destruirá satanás, quando todo ser humano aprender a confiar Nele e não tratar a sua vontade com pouco caso, quando todo ser humano aprender o porque das coisas certas, satanás será destruído, satanás será morto. Capacidade para vencer satanás todo ser humano tem, desde Adão e Eva, e o santo senhor Jesus Cristo provou isto. verdadeemfoco.com.br

      Curtir

  5. Gostei da maneira como buscou uma fonte de pesquisa científica para construir os argumentos. Uma observação é que as peças de argila foram descobertas no sec. VIII a.C. mas remontam do século XX a.C.

    As imagens ajudaram na elucidação do conteúdo. Parabéns!

    Curtir

  6. Além dos sumerianos, vários outros povos conta a mesma história, ou seja: Não é um plágio, é a mesma história contada de diferente maneiras. Isso é simples de entender. Naquela época ninguém possuia os escritos e, acredito eu, moises não tinha ideia.

    Curtir

  7. quero fazer uma ressalva: a NANCY Sandars se qualificou segundo o site Wikipedia.. sendo assim nao era “leiga” e o fato de ela ter uma doença que afetou os olhos isso nao compromete a capacidade intelectual , enfim apenas destacar isso.. ela pode ter cometido equívocos.. assim como não existe a verdade absoluta.. outras verdades com o tempo poderão ser reveladas( devemos expor a história sem sermos tendenciosos a tal assunto)

    Curtir

  8. Interessante todos esses argumentos!Todavia é de se compreender que,os achados arquelógicos sumerianos se datam mais longínquos quais os anos citados pelo o grande esclarecimento do site,que se é muito bem vindos!Mas é de suma importância compreendermos que,não há nenhum achado arqueológico que antecedem e confrontam as do politeísmo,não há!E isso torna uma solidez muita excêntrica e distinta das outras histórias,trazendo os grandes mitos que conhecemos até os dias de hoje.Tratar as escrituras as quais anteriores como a Torah como plágio seria incoerente e descabível o ato,e depois não dar a devida importância ao livro bíblia pelo ou menos no antigo testamento ou o conjunto de livro de acordo com o seu título,seria muito parvo,pois ambos são importantíssimos.Um mito qual esse muito explorado que tem uma conotação gigantesca retratada por várias culturas espalhadas pelo mundo afora que se aproxima de uma grande realidade quais essas os nossos olhos podem tirar as respectivas conclusões ao depararmos com que se é a porção seca que chamamos de terra.

    Curtir

Deixe um comentário